Formar as mulheres para o desempenho de funções em órgãos de administração e fiscalização

Contribuir para a promoção da igualdade de género e capacitar as mulheres para o desempenho de cargos de topo, continua a ser um dos principais objetivos da VdA Academia ao promover a 3ª Edição do Programa Executivo Women on Boards o qual, após duas edições de comprovado sucesso, vai continuar a formar mulheres em matérias de gestão e em conteúdos jurídicos e comportamentais, dotando-as de conhecimentos e competências que são chave para o exercício de funções de administração e fiscalização de empresas privadas e públicas.

A 3ª edição, que irá decorrer já nos próximos dia 8, 9, 10, 23 e 24 de maio em Lisboa, pretende contribuir de uma forma eminentemente prática para a aquisição de uma matriz de conhecimento alargado com foco na resolução de situações do dia a dia da gestão de empresas, bem como dar resposta a um dos novos desafios que o tecido empresarial português enfrenta – o equilíbrio de género em cargos de liderança.

Além de um leque alargado de formadores da VdA, da Porto Business School e do ISEG, o Programa contará com o testemunho de Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP, bem como de diversos Key Note Speakers que partilharão com as participantes os seus testemunhos e percursos de liderança, proporcionando uma reflexão e discussão sobre os eixos fundamentais do desenvolvimento da carreira de uma mulher.

Nesse âmbito ainda, e fomentando a interatividade das Alumni da 1ª e 2ª edições do programa executivo lançado pela VdA Academia em 2018, foi também realizado na VdA o I Encontro Anual Women on Boards, alicerçado na missão principal do Programa Executivo Women on Boards. Para Margarida Couto, presidente da VdA Academia, esta iniciativa pretende contribuir para garantir a capacitação contínua destas mulheres, fortalecendo a sua matriz de conhecimento e desenvolvendo a sua rede de contactos.”

O evento contou ainda com uma talk de Ana Pires, primeira cientista-astronauta portuguesa, que nos deu a conhecer o seu salto até ao espaço, através da participação no Possum, um programa de investigação que estuda as nuvens noctilucentes e prepara astronautas para voos suborbitais.

Para Benedita Aires, sócia da VdA e formadora nesta iniciativa, “as mulheres devem estar cada vez mais voltadas para fora, fazendo mais networking e estabelecendo relações profissionais relevantes”.

Encontram-se a decorrer as inscrições para a 3ª edição do Programa Executivo Women on Boards. Para saber mais e/ou efetuar a sua candidatura aceder aqui. A brochura desta 3ª edição pode ser consultada aqui e demonstra precisamente o foco que o Programa Executivo terá na aquisição de ferramentas e conhecimentos de gestão, jurídicos e comportamentais.

Media: