Dados & Cibersegurança

Expertise

"Market-leading TMT practice, highly regarded for its capabilities in data protection, privacy and regulatory issues.”

Chambers & Partners

Dados & Cibersegurança

A economia dos dados tem assumido uma relevância crescente nos últimos anos em todos os setores da economia.

Cada vez mais, as organizações procuram extrair o potencial dos dados, assistindo-se à recolha e tratamento de dados numa escala sem precedentes, favorecendo o surgimento de produtos disruptivos e serviços inovadores, de novas formas de desenvolvimento de know-how e de valor acrescentado aos ativos das empresas.

A adoção de estruturas e de metodologias de gestão de risco, sem impactar negativamente o enorme valor dos dados, implica, necessariamente, uma visão holística e estruturada destas matérias cada vez mais relevantes.

Por seu turno, a crescente digitalização coloca desafios às organizações, em matéria de cibersegurança. A tendência tem sido a de intensificar as obrigações de compliance neste domínio, impondo às organizações um conjunto de medidas destinadas a assegurar que estão melhor preparadas para lidar com estes riscos, exigindo a atenção e envolvimento neste tema por parte da gestão de topo, que em caso de ciberataque, poderá ficar seriamente comprometida.

A VdA dispõe de uma perspetiva ‘inside-industry’, essencial para a compreensão dos desafios da economia dos dados e da cibersegurança com impacto no negócio de cada cliente, nos mais diversos setores da economia: financeiro e seguros, saúde, telecomunicações e media, tecnologias de informação, entre outros.

A VdA presta assessoria a diversas entidades públicas e privadas em Portugal e noutras jurisdições, sobretudo em países lusófonos, nomeadamente na definição de estratégias de compliance e governance desenhadas à medida de cada organização.

Privilegiamos uma relação próxima com os clientes, partilhando o nosso know-how e experiência de modo a reforçar as suas competências internas no domínio da privacidade e proteção de dados.

Acreditamos que a definição e implementação de uma estratégia eficaz de compliance é geradora de benefícios em termos de negócio – privacy dividend.

Know-How

  • Políticas de Governance, cybersecurity governance e data governance
  • Programas de compliance no domínio dos dados
  • Programas de cyber resilience (planos de prevenção e manuais de procedimentos em caso de incidente/cyberattack)
  • Avaliações de risco e de avaliações de impacto na privacidade
  • Definição de metodologias de “privacy by design”, “privacy by default” e “cybersecurity by design” no lançamento de novos produtos ou serviços
  • Acordos de partilha de dados (pessoais e não pessoais) e modelos de monetização de dados
  • Processos de avaliação de riscos de contratação de terceiros
  • Transferência internacional de dados pessoais
  • Estratégias de regulação nos dados e da cibersegurança
  • Políticas relativas ao prazo de conservação de dados (data retention)

Principais Áreas de intervenção

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.