Chambers & Partners
A economia dos dados tem assumido uma relevância crescente nos últimos anos em todos os setores da economia.
Cada vez mais, as organizações procuram extrair o potencial dos dados, assistindo-se à recolha e tratamento de dados numa escala sem precedentes, favorecendo o surgimento de produtos disruptivos e serviços inovadores, de novas formas de desenvolvimento de know-how e de valor acrescentado aos ativos das empresas.
A adoção de estruturas e de metodologias de gestão de risco, sem impactar negativamente o enorme valor dos dados, implica, necessariamente, uma visão holística e estruturada destas matérias cada vez mais relevantes.
Por seu turno, a crescente digitalização coloca desafios às organizações, em matéria de cibersegurança. A tendência tem sido a de intensificar as obrigações de compliance neste domínio, impondo às organizações um conjunto de medidas destinadas a assegurar que estão melhor preparadas para lidar com estes riscos, exigindo a atenção e envolvimento neste tema por parte da gestão de topo, que em caso de ciberataque, poderá ficar seriamente comprometida.
A VdA dispõe de uma perspetiva ‘inside-industry’, essencial para a compreensão dos desafios da economia dos dados e da cibersegurança com impacto no negócio de cada cliente, nos mais diversos setores da economia: financeiro e seguros, saúde, telecomunicações e media, tecnologias de informação, entre outros.
A VdA presta assessoria a diversas entidades públicas e privadas em Portugal e noutras jurisdições, sobretudo em países lusófonos, nomeadamente na definição de estratégias de compliance e governance desenhadas à medida de cada organização.
Privilegiamos uma relação próxima com os clientes, partilhando o nosso know-how e experiência de modo a reforçar as suas competências internas no domínio da privacidade e proteção de dados.
Acreditamos que a definição e implementação de uma estratégia eficaz de compliance é geradora de benefícios em termos de negócio – privacy dividend.