A economia digital tem assumido uma relevância crescente e um papel preponderante nos últimos anos.
Cada vez mais, as organizações desenvolvem produtos e serviços digitais e tecnológicos e/ou procuram oferecer os seus produtos e serviços pelos meios digitais à sua disposição. No entanto, a crescente digitalização coloca muitos desafios às organizações, também em matérias de direito do consumo. A tendência tem sido a de uma crescente importância das obrigações de compliance neste domínio (quer no mundo offline, quer no mundo online), impondo às organizações um conjunto de deveres de natureza muito diversa perante os consumidores.
A VdA dispõe de conhecimento e know-how essenciais para a compreensão dos desafios do Direito do Consumo, que abarca realidades tão amplas como a publicidade, as regras para contratação online, a apresentação de preços e promoções, as garantias legais e comerciais e a rotulagem de produtos, a reparação e recondicionamento de equipamentos e o fornecimento de serviços e conteúdos digitais. Estas matérias têm enorme impacto na relação com os consumidores finais, nos mais diversos setores da economia: financeiro e seguros, saúde, telecomunicações e media, tecnologias de informação, entre outros.