As social bonds correspondem a um modelo de financiamento que promove a afetação de fundos a projetos de cariz social visando alcançar um impacto societal positivo. Através das sustainability-linked bonds, o respetivo emitente compromete-se a melhorar determinados indicadores tendo em vista assegurar um mais elevado nível de sustentabilidade.
A crise associada à pandemia que assolou o ano 2020, foi decisiva para a afirmação das social bonds e das sustainbaility-linked bonds, como instrumentos de financiamento de projetos de cariz e com impacto social e promotoras de melhorias ao nível de indicadores de sustentabilidade. Estes instrumentos têm registado crescente procura por parte dos investidores, pelo impacto que geram e pela consequente relevância transformacional que assumem.
Na VdA, temos acompanhado diversas iniciativas de grande relevância nesta área, com especial destaque para fundos e estruturas de investimento que focam a sua atenção em projetos de cariz social e definem as suas políticas de investimento em conformidade.