Nuno Ruiz

Sócio Sénior do Grupo Público, Concorrência & Saúde e Sócio Responsável pela área de Concorrência & UE.

Enquanto responsável pelas áreas de prática de direito da concorrência, de direito da economia e de direito da União Europeia desde 2002, data em que integrou a VdA, coordenou o envolvimento da sociedade de advogados em processos de controlo de concentrações de primeira e de segunda fase, incluindo a negociação de compromissos, bem como de processos de contraordenação em casos de cartéis e de abuso de posição dominante.

Tem igualmente seguido questões relacionadas com auxílios de Estado e orientado o contencioso de anulação e incumprimento junto do Tribunal de Justiça da União Europeia.

Os seus clientes são transversais acompanhando, em especial, clientes nos setores das telecomunicações, energia, banca e seguros, media, indústria farmacêutica, indústrias alimentar e de materiais de construção.

Licenciatura em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1973/1978).

Pós-graduação em Altos Estudos Europeus/Vertente Jurídica, pelo College of Europe, Bruges (1979).

Mestrado em Ciências Jurídico-Económicas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1986).

Assistente de Relações Económicas Internacionais, de Direito Internacional Económico e de Direito Comunitário na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1982-1997).

Docente de Harmonização de Legislações (1983) e Direito da Concorrência (1984-1992) no Centro de Estudos Europeus da Universidade Católica Portuguesa.

Docente de Harmonização de Legislações (1987-1992) e Direito da Concorrência (1987-2004) no Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Docente de Direito da Concorrência (2003-2005) na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.

Técnico superior do Gabinete de Direito Europeu do Ministério da Justiça (1981-1982).

Vogal do Conselho da Concorrência entre 1983 e 1997.

Consultor da Comissão Europeia e do Banco Mundial para o desenvolvimento do direito e das políticas de concorrência (1999-2001).

Sócio na Sociedade de Advogados Botelho Moniz, Magalhães Cardoso & Ruiz. (1987-1999) e na Sociedade de Advogados PMBGR (1999-2001).

É autor regular de vários estudos e artigos sobre direito da concorrência e direito da União Europeia em publicações especializadas.

Inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses.

Membro da IBA.

Membro do Competition Lawyers Forum.

Membro do Círculo dos Advogados Portugueses do Direito da Concorrência (CAPDC).

Membro da Associação Portuguesa de Direito Europeu (APDE).

Inglês, Francês, Espanhol.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.