João Velez de Lima

Integra a VdA desde 2021. É Sócio da área de Fiscal e responsável pelo escritório do Porto, com especial intervenção no domínio da fiscalidade empresarial, prestando assessoria fiscal regular relacionada com os mais diversos impostos a clientes nacionais e internacionais, no âmbito do planeamento fiscal (nacional e internacional) de grupos empresariais e de grupos internacionais, bem como no âmbito do contencioso tributário.

Intervém regularmente na supervisão de trabalhos de compliance fiscal, entre outros, na revisão de declarações fiscais, de auditoria e apoio fiscal ao encerramento de contas de sociedades portuguesas e de due diligence fiscais. 

Tem sido responsável pela coordenação e acompanhamento fiscal de diversos processos de M&A e de reorganização societária de grupos empresariais dos mais diversos setores de atividade, prestando apoio fiscal em processos de internacionalização de empresas nacionais e em processos de sucessão familiar.

Intervém com muita regularidade no apoio à estruturação do investimento internacional em Portugal, em especial na área das novas tecnologias e imobiliária.

 

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Porto).

Curso “Brazilian Tax Law Overview”, Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) | Fundação Getúlio Vargas

International and Application of Tax Treaties and Principles of Transfer Pricing, IBFD International Tax Academy

International Course on Tax Treaties and Hybrid Instruments – IBFD International Tax Academy

Participa como orador/formador em diversos seminários e cursos na área da fiscalidade.

Antes de integrar a VdA foi Associado Coordenador e Sócio na PLMJ Advogados, tendo anteriormente sido advogado dos departamentos fiscais de duas firmas ibéricas entre 2004 e 2012 (Cuatrecasas, Gonçalves Pereira e Garrigues).

Iniciou a sua carreira como consultor fiscal na Arthur Andersen/Deloitte em 2001, tendo desempenhado entre 2013 e 2015 as funções de Tax Senior Manager na KPMG.

Autor de vários artigos em revistas, diretórios e jornais da especialidade.

Inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses.

Membro da International Fiscal Association.

Membro da Associação Fiscal Portuguesa.

Inglês, Espanhol.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.