Soraia Ussene

Integra a VdA desde 2015. É Associada Sénior da área de Bancário & Financeiro onde aconselha bancos e outras instituições financeiras sobre questões bancárias e regulamentares e está ativamente envolvida em transações relacionadas com Financiamento Estruturado e Empréstimos Sindicalizados e Mercados de Capital de Dívida.

Soraia trabalha regularmente na estruturação e negociação de operações de titularização, aconselhando emitentes, entidades cedentes, organizadores e outros participantes no mercado em transações complexas e inovadoras, assumindo o papel de consultora negociando com as partes e respetivos representantes, e estabelecendo a ligação com as autoridades competentes em relação à aprovação e emissão de comunicados.

Além disso, presta assessoria contínua a veículos de titularização de créditos (sob a forma de empresas e fundos) no desempenho das suas funções como emitentes ou gestores de fundos no contexto de operações de titularização.

Tem também experiência em transações financeiras imobiliárias, incluindo as financiadas por emissões de títulos, aconselhando clientes nacionais e internacionais desde a estruturação até ao encerramento, incluindo a elaboração e negociação da documentação de financiamento e do respetivo pacote de seguros.

Soraia é reconhecida pelos clientes e pares como um dos advogados mais ativos nas transações de mercado nacional e internacional de primeira linha, incluindo ofertas públicas e colocações privadas de ações, dívida e títulos híbridos, e obrigações garantidas. De especial relevância é o seu papel na emissão de obrigações de retalho por emitentes do mundo bancário e financeiro, bem como de outros segmentos de atividade, incluindo Construção Civil e Engenharia, Desporto, Aviação e Energia.

Também participa em operações de Fusões e Aquisições e de Corporate Finance, principalmente centradas no financiamento de aquisições, corporate finance e na aquisição e venda de empresas.

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Um Semestre na Universidade Autónoma de Madrid, Espanha.

Mestrado em Direito das Empresas pela Universidade Católica Portuguesa.

Pós-graduação em Valores Mobiliários pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Inscrita na Ordem dos Advogados Portugueses.

Inglês, Espanhol.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.