Orlando Vogler Guiné

Integra a VdA desde 2006. Associado Coordenador da área de Bancário & Financeiro onde tem trabalhado em diversas operações, designadamente em emissões e aquisições de valores mobiliários, incluindo OPAs e ABBs, estruturação de híbridos, liability managements, titularização de créditos, instituições de investimento coletivo, imputação de direitos de voto, construção e divulgação de posições longas e curtas, acompanhando alguns dos clientes líderes nos sectores financeiro e não financeiro.

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, âmbito em que recebeu diversos prémios académicos.

Pós-graduação em Direito dos Valores Mobiliários pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Instituto dos Valores Mobiliários.

Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

É orador convidado em cursos de licenciatura, mestrado, pós-graduações e conferências (designadamente Instituto Superior de Economia e Gestão, Instituto Superior Bissaya Barreto e Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) na área do Direito dos Valores Mobiliários, Direito das Sociedades e Direito Financeiro desde 2006.

Antes de integrar a firma, foi estagiário na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (2005/2006), em que trabalhou em vários departamentos e participou nos trabalhos de reforma do Código das Sociedades Comerciais e de transposição da Diretiva das OPAs.

Previamente havia sido consultor na Fundação Bissaya Barreto (2005) e realizou parte do seu estágio de advocacia no escritório António Arnaut&Associados (2004/2005).

A sua tese de mestrado centra-se sobre OPAs, encontrando-se publicada como segue:

  • Da Conduta (Defensiva) da Administração "Opada", Almedina (2009)

É também autor e coautor de vários artigos em revistas jurídicas e especializadas e em obras coletivas essencialmente de Direito dos Valores Mobiliários e Direito das Sociedades, entre as quais:

  • Emissão de obrigações: antes, agora e depois, in Direito das Sociedades em Revista, Almedina (2013) (em coautoria com Hugo Moredo Santos)
  • O financiamento das sociedades por meio de valores mobiliários híbridos (entre as ações e as obrigações), in I Congresso Direito das Sociedades em Revista, Almedina (2011)
  • Do Contrato de Gestão Carteiras e do Exercício do Direito de Voto - OPA obrigatória, comunicação de participação qualificada e imputação de direitos de voto, Direito dos Valores Mobiliários VIII, Coimbra Editora (2008)

É igualmente um dos autores da obra coletiva "Código das Sociedades Comerciais em Comentário" (Almedina), coordenada pelo Professor Coutinho de Abreu (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra), e membro do Governance Lab, participando nessa qualidade no blog (www.governancelab.org), em conferências e em publicações do grupo (Almedina, incluindo o Código de Governo das Sociedades Anotado).

Inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses.

Inglês, Alemão, Espanhol.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.