Em 26 de dezembro de 2024 entrou em vigor o Regulamento (UE) 2024/3012 do Parlamento Europeu e do Conselho, que estabelece um regime de certificação da União relativo às remoções permanentes de carbono, à carbonicultura e ao armazenamento de carbono em produtos.
Este novo Regulamento desempenha um papel importante na promoção da meta da União Europeia (UE) em alcançar a neutralidade climática até 2050, conforme estabelecido no Pacto Ecológico Europeu e na Lei Europeia do Clima, e está alinhado com os objetivos da UE de combate à perda da biodiversidade e com a Lei de Restauro da Natureza.
Objetivo e âmbito de aplicação do Regulamento
O Regulamento tem por objetivo promover as remoções de carbono e as reduções das emissões dos solos, que sejam voluntárias e de alta qualidade, no espaço da União.
Para o efeito prevê uma certificação e um registo unificados, a nível da UE, dos créditos de carbono, que garanta transparência e rastreabilidade na sua utilização. Abrange:
- Remoções permanentes de carbono - envolvendo o armazenamento a longo prazo de carbono em formações geológicas ou produtos quimicamente estáveis (p.e., através da bioenergia com captura e armazenamento de carbono ou captura e armazenamento de carbono direto do ar);
- Carbonicultura – englobando o sequestro e armazenamento de carbono em ecossistemas agrícolas, florestais ou costeiros, ou a redução das emissões dos solos, por uma duração mínima de cinco anos (p.e., através do restauro de florestas ou da gestão sustentável de carbono do solo);
- Armazenamento de carbono em produtos – abrangendo a captura e armazenamento de carbono em produtos duráveis por um mínimo de 35 anos, como os materiais de construção à base de madeira.
De notar que o Regulamento exclui do seu âmbito de aplicação as emissões abrangidas pelo mecanismo de Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE), excepto as emissões de CO₂ provenientes de biocombustíveis, biolíquidos e combustíveis de biomassa ou a captura de carbono para armazenamento e utilização.
As regras para a certificação das atividades abrangidas é densificada através de metodologias específicas.