A primeira edição dos Pro Bono Awards teve lugar no passado dia 6 de fevereiro, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Numa cerimónia que contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República, celebraram-se os 6 anos da Pro Bono Portugal e distinguiram-se os advogados e escritórios que melhor contribuíram para o direito fundamental ao acesso à justiça, através dos seus programas pro bono.

A VdA esteve presente e saiu vencedora do Pro Bono Award para o melhor projeto especial de 2020 pelo Projeto Fogos.

O Projeto Fogos, resultou de uma colaboração de sucesso entre as advogadas Maria Pisani Burnay e Maria Eliseu (Associada Sénior), em representação da VdA, que permitiu apoiar uma das vítimas com ferimentos graves do incêndio de Pedrógão Grande, a Senhora D. Maria da Conceição Alves.
Em concreto, a ajuda jurídica materializou-se na inclusão da D. Maria da Conceição Alves (não residente em Pedrógão) na lista oficial das vítimas do incêndio e na elaboração do pedido de indemnização a pagar pelo Estado às vítimas com ferimentos.

O sucesso desta colaboração e do programa pro bono da VdA, integrado na Área de Prática de Economia Social da VdA, reflete o impacto que o esforço conjunto dos colaboradores da VdA, em parceria com outros advogados que partilham os mesmos valores de justiça e cidadania podem ter na comunidade.