A VdA Academia volta a apoiar a equipa da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa na 30.ª edição do Willem C. Vis Moot, a maior competição do mundo na área da arbitragem comercial internacional.

A equipa da FDUL é coordenada pelo Professor Doutor José Ferreira Gomes e tem como coaches, do lado da VdA, António Pestana Araújo e, do lado da FDUL, Catarina Coelho e Carolina Nagy.

O Vis Moot desafia os participantes a representarem as partes enquanto advogados num litígio fictício sujeito à aplicação da Convenção das Nações Unidas sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (CISG) e à arbitragem institucional. O caso desta edição diz respeito a um contrato de compra e venda de drones, sendo aplicáveis as regras do Tribunal Permanente de Arbitragem, e colocando-se questões de jurisdição ligadas à natureza pública de uma das partes, da relevância da corrupção na arbitragem, de suspensão/bifurcação do processo, de âmbito de aplicação da CISG e de aplicação de remédios de Direito interno.

Depois de ter competido nos pre-moots de Istambul, de Praga e de Lisboa, a equipa avança agora para a fase final da competição, que terá lugar em Viena entre 31 de março e 6 de abril.

A colaboração da VdA e da VdA Academia é feita no quadro de um protocolo exclusivo com a FDUL que vai na sua 7.ª edição consecutiva.