Ricardo Bordalo Junqueiro (sócio) escreve um artigo de opinião para o Jornal Económico sobre o reforço dos poderes de investigação da Autoridade da Concorrência (AdC).

"A Concorrência é essencial, mas o Estado de Direito também. O desafio está em conseguir o equilíbrio adequado entre ambos. A norma Proposta está longe de o conseguir.
Encontra-se neste momento em consulta pública a Proposta de Anteprojeto de transposição da designada Diretiva ECN+ do Parlamento Europeu e do Conselho. Está em causa um conjunto de normas que pretende harmonizar as legislações de defesa da concorrência na União Europeia e reforçar os poderes das autoridades de concorrência dos Estados Membros. Tive já a oportunidade de chamar a atenção para a importância da reflexão pública sobre as propostas em discussão. O reforço dos poderes de investigação da Autoridade da Concorrência (AdC) e o agravamento do quadro sancionatório aplicável às empresas assim o exigem. Uma Autoridade com poderes cada vez mais musculados para investigar infrações a normas com uma moldura sancionatória cada vez mais pesada não pode ser feita sem um amplo e profundo debate público."

Leia o artigo aqui.