Decorreu, nos dias 16 e 17 de março, no escritório da VdA em Lisboa, o primeiro Legal Hackathon em Portugal - uma iniciativa da Fundação Vasco Vieira de Almeida, da VdA Academia e da VdA, promovida pela Startup Lisboa, com o apoio da Microsoft e da OutSystems e com a chancela da cátedra de Lifelong Learning da UNESCO. O evento contou ainda com a colaboração da Ordem dos Advogados, da Ordem dos Engenheiros e da Ordem dos Psicólogos, bem como de diversos parceiros académicos.

Dos mais de 180 candidatos, foram selecionados 64 participantes - profissionais e estudantes de diversas áreas - para responder ao desafio proposto “Como aproximar os cidadãos do Direito através da tecnologia?”. Com uma taxa de participação de mulheres de 35%, superior à normalmente registada neste tipo de iniciativas, as 16 equipas desenvolveram soluções que promovem a literacia jurídica, o legal empowerment e um exercício de cidadania mais eficaz.

O Meu Amigo Jurista foi o projeto vencedor, tendo a equipa criado um algoritmo que permite não apenas analisar e classificar o nível de “legalês” (linguagem jurídica) de documentos, como torná-los mais acessíveis. O primeiro prémio, no valor de 7.000 euros, foi assim entregue à equipa constituída por Mário Santos (programador), Alexandra Adão (jurista), Maria Inês Sousa (jurista) e João Tomás (programador).

O Vínculus, uma plataforma destinada a criar contratos de forma simples e acessível, foi o segundo classificado, com um prémio de 2.000 euros e, em terceiro lugar, com um prémio no valor de 1.000 euros, ficou o projeto Advogário - um glossário legal interativo que traduz de “legalês” para linguagem comum documentos de natureza jurídico-legal.

O programa teve início no dia 16 de março pela manhã, com a constituição das equipas, seguidas de talks inspiradoras de 3 oradores – Johnson Semedo, Pedro Pimentel e Richard Kappel - que “despertaram consciências” e motivaram as 16 equipas para esta maratona. Durante o Hackathon, os participantes foram acompanhados por uma equipa de mais de 50 mentores da mais diversa proveniência (da Startup Lisboa, da Microsoft Portugal, da OutSystems, de diversas startups, dos parceiros académicos e, claro, da VdA).

No final do evento, as equipas apresentaram os seus projetos ao júri, constituído por Arlindo Oliveira (Instituto Superior Técnico), João Vieira de Almeida (Fundação Vasco Vieira de Almeida), Abel Aguiar (Microsoft Portugal), Ricardo Araújo (OutSystems), Daniel Traça (Nova School of Business and Economics), Filipe Santos (Católica Lisbon School of Business & Economics) e Luísa Neto (Faculdade de Direito da Universidade do Porto).

Para Margarida Couto, sócia VdA e CEO da Fundação Vasco Vieira de Almeida, “esta ação pioneira em Portugal, que tinha por objetivo promover, através da tecnologia e da inovação, soluções que permitam a aproximação dos cidadãos ao direito, foi uma extraordinária afirmação de alguns dos eixos estratégicos da Fundação, em especial os da justiça e da cidadania digital. Posso afirmar, com orgulho, que foi um promissor começo de uma longa viagem, rumo à prossecução dos fins últimos da Fundação Vasco Vieira de Almeida: a promoção da educação para a cidadania e a afirmação do papel essencial da educação e do conhecimento na promoção dos direitos humanos e do Estado de Direito”.

Veja aqui o registo fotográfico do 1º Legal Hackathon.

Media: