Bernardo Kahn e Tomás de Brito Paulo (Associados) orientaram a equipa da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa que venceu o IX Moot Court Português de Direito Internacional Público organizado pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. O evento contou com o apoio da VdA, VdA Academia, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da FDUL e da NOVA LAW SU tendo-se realizado no dia 9 de maio, no Tribunal da Relação de Lisboa.

Este Moot Court contou com 8 equipas de 4 faculdades – NOVA School of Law, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA – num total de 32 participantes, com 14 júris das várias faculdades, centros de investigação e do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A edição deste ano versava sobre o caso das “Ilhas Sengoku”, que opôs o Reino de Amater, enquanto Estado Demandante, e a República da Ruténia, enquanto Estado Demandado. O caso versou sobre temas de direito internacional público, nomeadamente em matéria de atribuição de responsabilidade, sucessão de estados, delimitação de fronteiras territoriais, direito do mar e direito a compensação em resultado de atos ilicitos internacionais.

A equipa apoiada pela VdA Academia não só venceu a competição como, para além disso, dois dos oradores da referida equipa foram os segundo e terceiro melhores oradores da competição.