Um estudo inovador coordenado pela SHL, em colaboração com o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e a área de prática de laboral da VdA, revela as competências mais valorizadas pelos empregadores portugueses, tanto no presente quanto olhando para o futuro.

Intitulado "Competências para o Futuro do Trabalho em Portugal", o estudo destaca que a capacidade de trabalhar com pessoas, lidar com a pressão e contrariedades, e adaptar-se a mudanças são três competências cruciais destacadas. Estas competências são vistas como fundamentais para enfrentar os desafios atuais e preparar-se para as dinâmicas do mercado de trabalho no futuro.

O estudo enfatiza a importância de as organizações estarem atentas às competências essenciais, alinhando-se com a visão de um futuro do trabalho em constante transformação.

Américo Oliveira Fragoso, citado no artigo, destaca a relevância do estudo, mas alertou para os desafios que o atual cenário político português pode representar. Enfatizou que as organizações não podem ignorar o contexto político e económico em que estão inseridas, e a crise política pode impactar o processo de capacitação das pessoas.

"As organizações não são alheias ao contexto político e económico em que se inserem, pelo que a existência de uma crise pode, entre outras coisas, potencialmente afetar o processo de capacitação das pessoas”.

Leia aqui o artigo a respeito do estudo.