Vera Lúcia Raposo foi uma das convidadas para leccionar no curso de Pós-graduação em Direitos Fundamentais realizado pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

A advogada da Vieira de Almeida & Associados (VdA), mestre em Direito Biomédico e a terminar o doutoramento em ciências jurídico políticas pela Universidade de Coimbra, abordou o tema da "Biomedicina e Direitos Fundamentais" em três palestras que tiveram lugar no mês de Junho. Entre os oradores estiveram também o Professor Doutor Vital Moreira, que abordou o "Comércio Internacional e os Direitos Humanos" e o Professor Doutor Gomes Canotilho que abordou "Os Novos Problemas dos Direitos Fundamentais".

Vera Lúcia Raposo integra o corpo dirigente do Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito de Coimbra (Jus Gentium) cujo presidente é Vital Moreira, no âmbito do qual surgiu o convite para as palestras no IBCCRIM.
A advogada e professora universitária tem vários artigos publicados no Brasil, na Revista de Direito Médico e da Saúde e ainda duas obras dedicadas à realidade brasileira, uma delas escrita em parceria com J. G. Canotilho sob o título "A questão da constitucionalidade das patentes pipeline à luz da Constituição Federal Brasileira de 1988", ambas editadas pela Almedina.
"Foram aulas muito desafiantes, com um público muito interessado, até porque muitos dos assuntos abordados, tais como o testamento vital ou a procriação medicamente assistida, tratam de questões que ainda são alvo de discussão no Brasil" referiu a advogada.