João Almeida Filipe participa como orador no IV Encontro Internacional Lusófono - “Desconstruindo o Antropoceno, Arte, Política e Natureza”, que se realiza de 15 a 17 de julho, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Esta conferência visa promover o debate sobre o papel do ser humano na ecologia e na geopolítica global, promovendo o diálogo sobre a desconstrução de tradições socioeconómicas e políticas, e as práticas culturais e institucionais.
João Almeida Filipe participa, a 16 de junho, no painel “Políticas para a Cultura e a Governança Sustentável dos Ecossistemas Culturais”, no qual apresentará o tema “Património Cultural Sustentável”. Na sua apresentação, o advogado da VdA propõe uma reflexão sobre as ameaças que as alterações climáticas representam para a integridade dos bens culturais. Neste âmbito, João Almeida Filipe abordará o que pode e deve ser feito na legislação e normativos existentes, em resposta à afirmação da Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNDRR) de que não há verdadeiras catástrofes naturais, mas antes omissões ou más decisões humanas.
- Saiba mais aqui.