Project Finance

Expertise

"A truly multitalented team, phenomenal knowledge and experience, impressive ability to deliver creative solutions."

Chambers & Partners

Project Finance

Temos uma longa história no project finance, com raízes nos primórdios do financiamento de projetos emblemáticos

Temos uma compreensão ímpar da estrutura do project finance. A tradicionalmente robusta prática bancária da VdA forneceu uma base sólida para a compreensão das particularidades dos financiamentos de recurso limitado, enquanto que um conhecimento e experiência ímpares no Direito Administrativo de cada uma das jurisdições onde operamos se revelou particularmente importante para acorrer às questões associadas ao desenvolvimento e contratação de projetos.

O alcance e profundidade da nossa experiência atravessa os principais setores da indústria - da produção de energia ao Oil&Gas, das infraestruturas rodoviárias e ferroviárias, das águas e resíduos até às telecomunicações – fizeram da VdA a sociedade de advogados de referência no desenvolvimento de projetos, quer em Portugal quer com um alcance internacional, através da VdA Legal Partners, na África lusófona e francófona e em Timor-Leste.

Durante décadas, liderámos projetos pioneiros no domínio das PPP e das PFI em Portugal. Nos últimos dez anos, estabelecemos o mesmo track record em África, acumulando vasta experiência no acompanhamento de operações significativas, estruturando e negociando projetos de larga escala, nomeadamente na área dos transportes, nos setores do petróleo e energia – incluindo na produção de energia a partir de fontes renováveis, bem como no âmbito de outras infraestruturas estratégicas.

Somos uma só firma. Em África e Timor-Leste, tal como em Portugal, ajudamos os nossos clientes a alcançar os seus objetivos mais ambiciosos. Empenhamo-nos todos os dias em apoiar os nossos clientes nos múltiplos desafios que enfrentam, tendo em conta os fatores críticos especificamente envolvidos no desenvolvimento de projetos em países emergentes.

A nossa equipa apoia os clientes na abordagem de questões complexas de uma forma prática e ágil, através de uma combinação entre a excelência técnica que nos move, e a experiência e conhecimento dos mercados locais onde os projetos são construídos, e das jurisdições onde a estruturação dos financiamentos têm lugar.

Áreas de intervenção

  • limited recourse funding
  • alocação de cashflows e mecanismos de controlo de gestão por parte dos credores
  • estruturação de pacotes de garantias concebidos à medida do projeto
  • acordos diretos
  • contratação pública
  • estruturação concreta das concessões e PPP para o desenvolvimento e financiamento destes projetos
Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.