Pedro Simões Coelho

Integra a VdA desde 1998. Sócio da área de Bancário & Financeiro onde é responsável pelos sectores de Instituições de Investimento Colectivo e Agency & Trust. Integra igualmente a equipa de Aviation Finance da firma.

Tem trabalhado activamente em diversas operações, em Portugal e no estrangeiro, com especial incidência na assessoria jurídica relacionada com a montagem e constituição de instituições de investimento colectivo concretamente fundos de investimento mobiliário e imobiliário, veículos de infra-estruturas, fundos de capital de risco e estruturas de private equity.

Participou em diversas transacções envolvendo a venda de créditos litigiosos, estruturas de financiamento nomeadamente abrangendo a compra, venda ou leasing de aeronaves.

O seu trabalho tem passado também pela assessoria a diversos clientes no âmbito de operações de mercado de capitais, da banca de retalho, dos serviços financeiros e de matérias de direito dos valores mobiliários.

Como responsável pelo sector de Agency & Trust tem vindo a assessorar diversas entidades nomeadamente representantes comuns de obrigacionistas e emitentes em securitizações e operações de emissão de dívida.

Aconselha ainda regularmente bancos, sociedades gestoras de fundos de investimento, sociedades gestoras de fundos de capital de risco, corretoras e outros intermediários financeiros em matérias de regulação e assuntos relacionados.

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Livre de Lisboa.

Docente no curso de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação Imobiliária no ISEG, onde assume desde 2003 a responsabilidade pela apresentação dos módulos respeitantes ao tema fundos de investimento imobiliário, inseridos no programa da cadeira de Direito Aplicado ao Imobiliário.

Antes de integrar a firma foi sócio do escritório J. D'Korth-Brandão, Luis de Morais e Associados - Sociedade de Advogados e desempenhou funções de jurista sénior na CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários onde foi responsável pelas áreas de Instituições de Investimento Colectivo e Relações Internacionais na Divisão de Intermediários Financeiros.

Autor de várias obras e de vários artigos em revistas da especialidade publicadas, entre as quais:

  • "Fundos de Investimento Imobiliário - Regime Jurídico", Cadernos do Mercado de Valores Mobiliários, CMVM, n.º 15, Dezembro de 2002
  • Financial Collateral Agreements - Club d'Abogados, Junho 2005
  • Collective capital investment schemes in Portugal - International Financial Law Review, Junho de 2009
  • Portugal: investment funds update - Financier Worldwide, 2010
  • Regulation Funds - European Lawyer Reference Series, 2011
  • Hedge Funds em Portugal - The European Lawyer Reference Series, 2011 (first edition) e 2014 (second edition)
  • Investment funds in Portugal: Regulatory overview - Practical Law Company Investment Funds Handbook 2012, 2013 e 2014
  • Getting the Deal Through – Fund Management, Portugal, 2016
  • ICLG to: Alternative Investment Funds, Portugal, Mozambique and Angola, 2016

Inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses e reconhecido como Advogado Especialista em direito financeiro.

Inscrito no Conselho de Gestão e Disciplina da Advocacia de Timor-Leste.

Inglês, Francês, Espanhol.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.