Ana Festas Henriques

Associada Coordenadora e Pro Bono Manager Economia Social & Direitos Humanos

Ana Festas Henriques

Reintegrou a VdA em 2023 como Associada Coordenadora da área de prática Economia Social & Direitos Humanos.

É a Pro Bono Manager da firma, sendo responsável pela gestão do Programa Pro Bono.

Detém vasta experiência no setor de comunicações e tecnologia, onde trabalhou em diversas operações, em especial no âmbito dos direitos humanos e das tecnologias, estando a sua atividade focada no desenvolvimento de políticas de promoção e defesa dos direitos humanos corporativos, políticas de inclusão e diversidade, elaboração de códigos de conduta ética empresarial, assim como no apoio jurídico a entidades do terceiro setor e do setor fundacional. 

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Erasmus na Faculdade de Direito da Universidade de Navarra.

Mestrado Forense (vertente civil e empresarial) pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Intercâmbio LLM in International Business Law, IE Law School.

Programa Executivo em Digital Transformation pela Catholic Lisbon School of Business & Economics.

Leitner Summer Human Rights Institute Course pelo Leitner Center for International Law and Justice da Fordham University.

Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores pela B-Training Consulting.

IT Law Summer Course pela IBC Legal Conferences, Downing College, Cambridge.

Foi formadora na área de direitos e princípios digitais no Instituto Nacional da Administração, I.P.

Foi monitora da disciplina “Direito e Voluntariado” na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.

Antes de reintegrar a firma foi assessora no gabinete do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa e no gabinete do Secretário de Estado da Transição Digital (2020-2023).

Foi Associada Sénior na área de Comunicações, Proteção de Dados & Tecnologia na VdA (2017-2020), tendo efetuado um secondment numa das maiores operadoras de telecomunicações do mundo.  

Co-desenvolveu o projeto de empreendedorismo social “Não caias na rede” na área do digital e da educação para ajudar as crianças a estarem cientes dos perigos da internet e o qual está atualmente em fase de implementação em várias escolas do país.

Foi Associada na área de Tecnologias, Media e Telecomunicações & Propriedade Intelectual na CCA LAW (2013-2017), tendo co-fundado a Startinnovation Team, uma equipa direcionada para a assessoria de Startups e PMEs e vencedora do prémio “Business Development Innovation” da The Legal Week Innovation Awards, 2017.

Inscrita na Ordem dos Advogados Portugueses.

Inglês, Espanhol.