No contexto da aposta da VdA no Direito Biomédico, Vera Lúcia Raposo integra a partir de agora a área de Saúde da firma. Pós-graduada em Direito Biomédico pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde é assistente desde 2000, Vera Lúcia Raposo é uma jurista com reputação firmada nestes domínios jurídicos, aos quais dedicou o essencial da sua carreira profissional, sendo autora de várias obras neste campo e frequentemente consultada pelos media para esclarecer as diversas questões, das mais várias índoles, que se apresentam neste âmbito.
A VdA tem uma longa tradição de presença na área da Saúde, tendo desenvolvido uma área de prática jurídica altamente focada e que goza hoje de amplo reconhecimento pelos operadores desse sector.
Com o objectivo de alargar o âmbito das matérias de Direito da Saúde em que se encontra preparada para uma assessoria de primeira linha, a VdA aposta agora na aquisição de competências no Direito Biomédico, um domínio jurídico inovador e de relevante sofisticação técnica. O Direito Biomédico cobre tópicos relevantíssimos – e da maior actualidade – como a responsabilidade do Estado por acto médico, a responsabilidade médica civil e criminal, o acesso ao processo clínico, o testamento vital, o estatuto dos embriões, o recurso a mães de substituição, o consentimento de pacientes, a clonagem ou a doação de órgãos.
Estes temas colocam questões éticas e jurídicas de foro constitucional, suscitam conflitos que exigem equilíbrios delicados e carecem de soluções inovadoras. A VdA, atenta às necessidades dos seus Clientes e na vanguarda do conhecimento, não podia ficar indiferente a estas discussões que se destacam hoje diariamente na comunidade científica, médica e farmacêutica – e também, por isso mesmo, na comunidade jurídica.