Joaquim Pedro Lampreia é entrevistado pelo Jornal de Negócios, num artigo que expõe as previsões de 184 líderes empresariais para a economia mundial e nacional durante 2025.
Na notícia intitulada “184 líderes antecipam 2025”, Joaquim Pedro Lampreia antevê um ano influenciado pelas decisões e intenções do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Consequentemente, o advogado da VdA prevê que o setor empresarial americano poderá beneficiar de um crescimento significativo, que poderá impulsionar os mercados globais a curto prazo, mas com os custos dessa política a manifestarem-se no futuro.
Já no panorama europeu, Joaquim Pedro Lampreia antecipa um cenário de perda de competitividade, atribuída a inúmeros fatores, incluindo os custos decorrentes do Relatório Draghi, os custos da defesa, a concorrência chinesa e o protecionismo norte-americano.
Para Portugal, Joaquim Pedro Lampreia prevê que o país poderá obter alguns benefícios devido à economia espanhola, mas adverte que a ausência de reformas significativas impedirá um maior aproveitamento das oportunidades. “O Governo devotará – uma vez mais – grande parte da sua energia no Orçamento do Estado (OE), navegando à vista. 2025 será um ano de bonança antes da tempestade”, conclui Joaquim Pedro Lampreia.
- A notícia completa pode ser consultada aqui.