Beatriz Assunção Ribeiro assina o insight “Disinformation: Old Tricks, New Threats — Why Can’t We Win?”, publicado pelo WhatNext.Law.
Neste artigo, a autora analisa a evolução da desinformação, distinguindo os conceitos de fake news, misinformation e disinformation. Embora a desinformação não seja um fenómeno recente, Beatriz Assunção Ribeiro destaca os desafios que a era das redes sociais impõe, potenciando a propagação rápida e massiva de conteúdos falsos, com impacto na democracia e na estabilidade social.
“Nesta fase, a necessidade de combater a desinformação (e, em particular, as deep fakes maliciosas) é clara, uma vez que representa uma ameaça significativa para a democracia e para a estabilidade da sociedade em geral. A questão de como enfrentar este desafio permanece”, afirma a associada da VdA.
Para responder a este desafio, Beatriz Assunção Ribeiro propõe a criação de uma autoridade independente, livre de influências políticas e empresariais, responsável pela verificação de factos, moderação de conteúdos e educação do público, em consonância com princípios filosóficos clássicos.
-
Leia este artigo, aqui.