Paula Gomes Freire é entrevistada pelo ECO num artigo que reúne as opiniões de CEO de diversas empresas sobre os temas que preveem influenciar os seus setores em 2025.
No setor da advocacia, a Managing Partner da VdA identifica várias oportunidades e desafios para o ano corrente. Paula Gomes Freire defende que o setor poderá contrariar as tendências recentes de M&A, com a concretização de grandes transações há muito esperadas. Além disso, defende que o setor deverá saber acompanhar as dinâmicas da transição energética e digital, aceleradas pela emergência da Inteligência Artificial Generativa, exigindo a transformação dos modelos de negócio já existentes.
A defesa, a segurança física e cibernética e a gestão de riscos são destacadas como áreas que exigirão suporte jurídico especializado.
Paula Gomes Freire também prevê que as oportunidades no setor da advocacia serão moldadas pelos imperativos da Agenda 2030 e pelas métricas ESG (Environmental, Social and Governance), abrangendo questões de Ambiente, Agro, Business Human Rights e Governance. A diversidade destes temas exige que o setor se adapte a novas configurações, seguindo a tendência de multidisciplinaridade já observada noutras jurisdições e continuando o caminho iniciado em 2024.
- A notícia completa está disponível aqui.