O Exercício de Ciberdefesa e Cibersegurança do Exército
O Exército Português organizou uma nova edição do exercício militar que tem vindo a desenvolver anualmente, designado Ciber Perseu, com a finalidade de testar os procedimentos do Exército na área da ciberdefesa. Face ao sucesso das anteriores edições, e à semelhança do exercício realizado no ano passado, o Exército Português convidou várias instituições da sociedade civil para participarem deste exercício e assim testarem igualmente os seus procedimentos na área da cibersegurança. O exercício conta este ano com a participação de um maior número de entidades, incluindo autoridades reguladoras e operadores de comunicações e de infraestruturas críticas nacionais, como energia e banca.
Sofia de Vasconcelos Casimiro, advogada consultora da VdA, foi convidada como assessora jurídica do exercício, para proceder ao enquadramento jurídico dos vários ciberincidentes à medida que os mesmos se desenrolam no contexto do exercício.
O apoio jurídico ao exercício tem vindo a revelar-se essencial para assessorar uma esclarecida tomada de decisão em momentos de crise cibernética. O exercício simula um cenário de instabilidade política numa área geográfica alargada, assim refletindo as preocupações que se sentem no atual cenário internacional. Pretende-se por esta forma contribuir para a criação de capacidades nacionais na área da ciberdefesa e cibersegurança. O Ciber Perseu 2015 desenrola-se nos dias 24, 25 e 26 novembro, encerrando com uma cerimónia onde participam altos dirigentes militares e o Sr. Ministro da Defesa Nacional. Sofia de Vasconcelos Casimiro faz, nesta cerimónia, uma exposição dos trabalhos jurídicos desenvolvidos no exercício.