A VdA integra o consórcio de Inteligência Artificial liderado pela Unbabel.

No foco deste consórcio está o conceito de Inteligência Artificial Responsável, um termo que reflete o desenvolvimento de sistemas de Artificial Responsável justos que reduzem o preconceito e o impacto negativo da tecnologia para grupos discriminados.

Prevê-se que o consórcio tenha um impacto na economia portuguesa de 250 milhões de euros em exportações até 2030, resultado do desenvolvimento de 21 novos produtos de Inteligência Artificial. Além disso, irá criar mais de 210 postos de trabalho altamente qualificados e atribuir 132 graus académicos avançados, nomeadamente, mestrados e doutoramentos.

O consórcio, que se uniu para fazer cumprir estes objetivos, para além da VdA, é composto por onze startups (Unbabel, Feedzai, Sword Health, Apres, Automaise, Emotai, NeuralShift, Priberam, Visor.ai, YData e YooniK), incluindo dois unicórnios, oito centros de investigação de Lisboa, Porto e Coimbra (Fundação Champalimaud, CISUC, FEUP, Fraunhofer Portugal AICOS, INESC-ID, IST, IST-ID/ISR e IT e ainda cinco líderes de indústria em Ciências da Vida, Turismo e Retalho (BIAL, Centro Hospitalar de São João, Luz Saúde, Grupo Pestana e Sonae).