No mais recente episódio do podcast “A Quem de Direito”, uma iniciativa conjunta da VdA e do Jornal Económico, Francisco Cabral Matos, sócio responsável da área Fiscal da VdA, analisa o papel da fiscalidade na resposta à crise da habitação em Portugal.

Ao longo da conversa, são abordadas soluções fiscais para promover o arrendamento de longa duração e o arrendamento acessível, a importância da estabilidade legislativa e o papel dos fundos de investimento enquanto veículo alternativo para o investimento imobiliário. Francisco Cabral Matos defende que “a previsibilidade fiscal é a base para atrair investimento de longo prazo” e que “o verdadeiro desafio não é criar novos regimes, mas consolidar e estabilizar os que já existem”.

O episódio destaca ainda entraves práticos como a dispersão de informação pública e os prazos de resposta das entidades envolvidas na aplicação dos incentivos fiscais, sublinhando a necessidade de maior coordenação institucional. A propósito dos fundos de investimento, reforça-se o potencial destes instrumentos para democratizar o acesso ao investimento imobiliário, desde que acompanhados por um regime fiscal mais equilibrado para investidores nacionais.