Como transformar a energia num verdadeiro motor da competitividade europeia e mundial? E estará a Europa, de facto, no caminho para a independência energética?
No episódio desta semana do podcast "A Quem de Direito" — uma parceria entre a VdA e o Jornal Económico — Ana Luís de Sousa, sócia responsável pela área de Energia & Recursos Naturais da VdA, reflete sobre o percurso da transição energética na Europa, os desafios geopolíticos, o papel das energias renováveis e do hidrogénio verde, bem como o impacto da inteligência artificial na gestão energética.
“Quando se fala de transição energética fala-se de sustentabilidade, e de compromisso com as gerações futuras”, sublinha Ana Luís de Sousa. É neste compromisso que a União Europeia tem sustentado o seu papel de liderança global, definindo metas ambiciosas de neutralidade carbónica não apenas por razões ambientais, mas também por motivos económicos ligados à sua balança comercial.
O episódio analisa ainda a posição dos Estados Unidos, envolvidos numa corrida “em contrarrelógio com os avanços europeus”, e realça a importância de encontrar soluções que garantam “uma estrutura energética resiliente, capaz de ter uma reação mais moderada perante fatores externos” e que reforcem a posição política europeia no cenário internacional.