A VdA e a VdA Academia apoiaram a equipa da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa na 32.ª edição do Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, a maior competição de tribunais simulados focada na arbitragem comercial internacional. Esta competição aborda questões atuais sobre arbitragem internacional e aplica a Convenção das Nações Unidas sobre Contratos para Compra e Venda Internacional de Mercadorias (CISG).
De 11 a 17 de abril, a equipa participou na fase final da competição em Viena, juntamente com 380 equipas de todo o mundo.
Para se prepararem para esta fase, a equipa competiu no Warsaw Pre-Moot, no Lisbon Pre-Moot e no Madrid Pre-Moot, saindo vencedora deste último.
A equipa deste ano foi composta por cinco alunos do último ano de licenciatura da FDUL: Francisco Bagorro, Laura Bento, Gustavo Horta, Renata Santos e Sofia Figueiredo. A coordenação foi assegurada pelo Professor José Ferreira Gomes, com apoio de coaching fornecido por Gonçalo Pacheco Vilela e Ricardo Ramos Lourenço da VdA, juntamente com António Pestana Araújo e Diogo Madeira Canário.
Este ano, o caso apresentado envolveu uma disputa sobre a rescisão contestada de um projeto chave-na-mão de uma central de hidrogénio verde. As equipas foram desafiadas a abordar questões relacionadas com cláusulas de resolução de litígios em vários níveis, a admissibilidade de provas em arbitragem e a aplicação da CISG.
- Mais informações disponíveis aqui.