Integra a VdA desde 2015. É Consultora Principal da área de Ambiente & Clima.
Com mais de 20 anos de experiência jurídica, a Maria dedica-se à resolução de temas jurídicos complexos nas áreas de Ambiente, Clima e ESG. A sua especialização abarca uma interligação dos domínios do direito da energia, petróleo e gás, energias renováveis, infraestruturas e operações de M&A complexas - frequentemente de âmbito transfronteiriço. Esta amplitude de conhecimento permite-lhe oferecer soluções inovadoras e diferenciadas a Clientes em todo o mundo.
Ao longo da sua carreira, a Maria assessorou Clientes internacionais de referência em projetos transformadores e em matérias jurídicas de elevada relevância, desde questões relacionadas com o setor energético até grandes operações de M&A em diversos setores de atividade. A sua prática distingue-se pelo seu conhecimento e experiência multidisciplinares. Durante cerca de cinco anos, a Maria dedicou-se à área de Contencioso & Arbitragem, onde desenvolveu competências avançadas em avaliação, gestão e mitigação de risco - competências que continuam a informar a sua assessoria estratégica, sendo a antecipação de desenvolvimentos jurídicos críticos um pilar do seu método de trabalho. O seu profundo conhecimento de diferentes quadros jurídicos internacionais consolidou a sua reputação como consultora de confiança na navegação de contextos legais complexos e transfronteiriços.
A experiência prática de Maria abrange um número vasto de setores e jurisdições, incluindo Portugal, Angola, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, vários países africanos de língua francesa (como o Chade, Congo, Costa do Marfim, Gabão, RDC e Senegal) e Timor-Leste. O seu entendimento das nuances culturais, financeiras e políticas destes países permite-lhe prestar soluções jurídicas personalizadas e de elevado valor, assentes num conhecimento prático profundo de cada geografia. A sua experiência multidisciplinar e compreensão do racional subjacente a diferentes quadros jurídicos têm-lhe permitido contribuir para projetos ambiciosos e diversificados. Quer preste assessoria ao abrigo do direito português, quer trabalhe com outras jurisdições, a Maria destaca-se no desenvolvimento de estratégias jurídicas pragmáticas e sofisticadas, informadas por décadas de experiência nas complexidades socioculturais, financeiras e políticas.
Desde que integrou a Firma, a Maria tem colocado a sua experiência multidisciplinar e multijurisdicional ao serviço de uma vasta gama de projetos. Exerceu funções como Associada Coordenadora nas áreas de Oil&Gas e M&A, tendo também liderado o departamento de Client Value, com enfoque no desenvolvimento de negócio, através de angariação e retenção de clientes.
O trabalho de Maria tem sido reconhecido pelos principais diretórios jurídicos: tem sido consistentemente destacada pela Chambers & Partners como “Associate to Watch” e foi nomeada pelo The Legal 500 como “Key Lawyer”, refletindo o seu compromisso inabalável com a excelência e o sucesso dos seus Clientes a nível global.
Referida na Chambers & Partners como Associate to Watch na sua área de prática.
Nomeada pelo The Legal 500 como Key Lawyer.
Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Antes de integrar a firma trabalhou como associada na Miranda Correia Amendoeira & Associados, Sérvulo & Associados e Ferreira Pinto & Associados.
A Maria contribui assiduamente para os guias do Banco Mundial, bem como tem colaborado com o Getting the Deal Through e outras publicações similares.
Inscrita na Ordem de Advogados Portugueses.
Inglês, Espanhol, Francês.
Equatorial Guinea: General Business Law: International Firms - Band 1
Associate to WatchPortugal | Energy and Natural Resources - Tier 1
RecommendedEquatorial Guinea: General Business Law - Band 1
Associates to WatchEquatorial Guinea - General Business Law Department - Band 1
Associate to Watch