Francisco Silva Santos

Consultor Principal Energia & Recursos Naturais, Consultor Principal Infraestruturas & Mobilidade

Francisco Silva Santos

Integra a VdA desde de 2025. É Consultor Principal das áreas de Energia & Recursos Naturais e Infraestruturas & Mobilidade. 

A sua atividade centra-se principalmente em Moçambique, onde tem participado em diversas operações.

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Lisboa.

Antes de integrar a Firma, de fevereiro a novembro de 2025, trabalhou como Diretor Jurídico do grupo Base Capital em Portugal, onde foi responsável pela supervisão das operações jurídicas do grupo com mais de 500 funcionários nos setores automóvel, imobiliário, tecnológico e restauração.

Entre janeiro de 2018 a outubro de 2024, foi Diretor de Projetos e Transações da TPLA – Taciana Peão Lopes e Advogados Associados, Lda., sendo responsável por assessorar clientes locais e estrangeiros em Moçambique nas áreas do direito comercial, societário, fusões e aquisições, energia e recursos naturais e tendo liderado as equipas responsáveis localmente pela assessoria jurídica ao financiamento, instalação e operação da primeira central fotovoltaica e na venda da sociedade operadora do projeto de Gás Natural Liquefeito da Bacia do Rovuma.

De janeiro de 2013 a dezembro de 2017, fundou a Adwision, uma empresa de consultoria em transações e projetos e investimento, tendo prestado serviços  jurídicos e assistência na negociação e execução de concessões de turismo, energia (centrais solares, eólicas, a carvão e a gás), petróleo e gás, mineração, infraestruturas e telecomunicações, fusões e aquisições nos setores do turismo, imobiliário, energia, petróleo e gás e mineração, reestruturação de empresas locais e estrangeiras, e auditoria de empresas, ativos e títulos de terra.

De dezembro de 2004 a dezembro de 2012, foi Associado Sénior da Miranda, Correia, Amendoeira & Associados e Of Counsel da Pimenta, Dionísio e Associados, tendo prestado assessoria jurídica diversa nos ramos de direito comercial, societário, petróleo e gás, mineiro, energia, administrativo e ambiente a clientes sedeados ou com interesses em Portugal e Moçambique. Em 2012 foi destacado para o departamento jurídico da Anadarko Moçambique Área 1, Lda., onde assessorou a empresa nas negociações dos contratos de projeto e na constituição da sociedade veículo implementadora do projeto de gás natural liquefeito em Afungi, Cabo Delgado.

Inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses.

Inglês.