De 6 a 8 de março, decorreu o VI Lisbon Vis Pre-Moot, uma competição preparatória para a 31.ª edição da maior competição mundial de arbitragem comercial – o Willem C. Vis Moot, que decorrerá em Viena entre 22 e 29 de março.

O VI Lisbon Vis Pre-Moot foi organizado pelo Conselho dos Sub-40 da Associação Portuguesa de Arbitragem, do qual fazem parte os advogados da VdA, Matilde Líbano Monteiro e Iñaki Carrera, em colaboração com outras associações de jovens advogados, e patrocinado por várias sociedades de advogados, entre as quais a VdA.

A equipa da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) foi a equipa vencedora da competição, apoiada pelo 8.º ano consecutivo pela VdA Academia no quadro de um protocolo exclusivo com a FDUL.

A equipa, composta pelos estudantes Joana Simas Leite, Lourenço Baptista, Manuel Rafael e Maria João Arzileiro de Carvalho, teve como coaches António Pestana Araújo e Bernardo Kahn, da VdA, bem como Catarina Coelho e Carolina Nagy Correia, da FDUL. O grupo de coaches foi coordenado pelo Professor José Ferreira Gomes.

Este ano, a arbitragem esteve sujeita às regras da Câmara de Comércio Internacional e foi relativa a um contrato para o fornecimento de sensores impactados por um ciberataque, levantando questões sobre o impacto de ciberataques nos direitos e deveres das partes, à luz da Convenção das Nações Unidas sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias.

Depois de competir com sucesso nos pre-moots de Londres e Praga, onde terminou em terceiro lugar, a equipa venceu o VI Lisbon Vis Pre-Moot, recebendo ainda o prémio de "Best Claimant".

A VdA Academia orgulha-se de continuar a apoiar a equipa da FDUL, inspirando e encorajando jovens estudantes a especializarem-se com sucesso na área da arbitragem.