Os esquemas fraudulentos praticados através da Internet têm aumentado com a crise epidemiológica?

Foram já detetadas numerosas situações de esquemas fraudulentos relacionados com a crise epidemiológica que resultam, sobretudo, de um aproveitamento da maior vulnerabilidade das pessoas a temas de saúde e da necessidade de recurso a plataformas online durante o confinamento ou quarentena. A constatação destes factos justificou, inclusivamente, que a Interpol publicasse diversos documentos alertando para a ocorrência desse tipo de situações.

De uma forma geral, os autores dos esquemas fraudulentos fazem passar-se por empresas do setor da saúde que fornecem dispositivos e medicamentos utilizados na prevenção e no combate à COVID-19 ou por autoridades de saúde que pedem às vítimas que, de modo a poderem contribuir/ajudar terceiros em situações humanitárias graves, forneçam credenciais pessoais para se inscreverem em sites que contêm malware.

De acordo com as informações constantes do seu aviso, a Interpol está a trabalhar com as autoridades nacionais na prevenção e combate dos referidos esquemas.

 

O que posso fazer para prevenir pagamentos fraudulentos?

Estar particularmente alerta para situações e sinais suspeitos, exemplos das quais podem ser encontradas no próprio site da Interpol com o endereço: https://www.interpol.int/News-and-Events/News/2020/INTERPOL-warns-of-financial-fraud-linked-to-COVID-19.

 

O que posso fazer para recuperar pagamentos fraudulentos?

Apresentar participação junto das autoridades nacionais com competência especializada, com a maior brevidade, de forma a ser possível desencadear os procedimentos tendentes quer a evitar os danos (designadamente nos casos em que estejam em causa pagamentos bancários) quer, numa segunda linha, a apurar a identidade dos responsáveis. 

 

__________________________

Esta informação é regularmente atualizada.

A informação disponibilizada e as opiniões expressas são de caráter geral, não substituindo o recurso a aconselhamento jurídico adequado para a resolução de casos concretos.