2021 foi um ano decisivo para o turismo espacial, com importantes lançamentos bem-sucedidos e aumento da presença de pessoas no espaço para fins recreativos (por exemplo, as missões SpaceX's Inspiration4, Blue Origin's New Shepard, Virgin Galactic Unity). À medida que os custos dos lançamentos espaciais diminuem, será de esperar que esta tendência se intensifique nos próximos anos.

Além disso, à medida que a investigação e exploração do espaço se tornam mais acessíveis e socialmente aceites, o objetivo de explorar o espaço perdurará em 2022 com planos estratégicos de entidades públicas e privadas para explorar e colonizar a Lua, Marte e outros corpos celestes, tais como os Acordos Artemis e as ambições da SpaceX para Marte.

O lançamento do telescópio James Webb em dezembro de 2021 num lançador Ariane 5 a partir da Guiana Francesa foi também um marco relevante para a ciência espacial.

A mineração espacial deverá também continuar a evoluir, tendo sido aprovadas iniciativas legislativas em 2021 para regulamentar a extração de recursos espaciais, nomeadamente no Japão, que se juntou a países como os EUA, Luxemburgo e os EAU neste domínio.