Américo Oliveira Fragoso, Inês Antas de Barros e José Sintra participam na 7.ª edição do Advocatus Summit num painel intitulado “Futuro da assessoria jurídico-laboral” no qual debatem os principais desafios que se perspetivam neste contexto.

O Advocatus Summit é um evento que tem por objetivo reunir a advocacia dos negócios, ao setor económico e empresarial, contando com a presença de oradores provenientes de onze escritórios de advogados em Portugal, divididos em quinze painéis temáticos.

Partindo do pressuposto da transformação dos recursos humanos e de alteração do papel das pessoas nas organizações, o painel propõe uma reflexão sobre o impacto dessas alterações no futuro da assessoria jurídico-laboral.

A composição diversificada do painel de discussão que não se cinge ao Direito do Trabalho, com oradores com diferentes valências, passando pela Proteção de Dados, Comunicação e Tecnologia, até à Gestão de RH e Gestão de serviços jurídicos no contexto de uma multinacional, constituem pistas sobre uma visão de futuro da assessoria laboral colaborativa que necessariamente combinará diferentes valências.      

A reflexão que se propõe nesta conversa abordará essencialmente duas dimensões:

  1. A identificação dos serviços/temas de futuro da assessoria laboral;
  2. Mapeamento dos elementos tendenciais de um modelo de assessoria laboral de futuro.

O Advocatus Summit realiza-se de 20 a 23 de maio, no Estúdio ECO em Lisboa e conta a presença do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, da ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, da presidente do Supremo Tribunal Administrativo, Dulce Neto e da bastonária da Ordem dos Advogados, Fernanda de Almeida Pinheiro.