'Digital Union’ realiza um novo evento sobre Soberania Digital & Cibersegurança
 
A cibersegurança é uma das áreas críticas da estratégia europeia, para se conseguirem alcançar as metas do Programa Europa Digital. A ambição é grande, no sentido de garantir a soberania digital europeia, numa conjuntura em que os hackers estão cada vez mais ativos e sofisticados à escala global, como ficou provado durante a pandemia. A nova Estratégia de Cibersegurança da UE, apresentada no final de 2020, centra-se na construção de capacidades coletivas de resposta para garantir a estabilidade no ciberespaço, assegurando-se uma resposta comum mais eficaz para o cibercrime.
 
Quais são as grandes alterações da revisão da diretiva sobre segurança das redes e sistemas de informação (Diretiva NIS), apresentadas no final do ano passado no sentido de garantir um elevado nível comum de cibersegurança na UE? Quais serão os principais impactos para as organizações? Como estão a ser reforçados os poderes da ENISA, a agência de cibersegurança europeia através do Cybersecurity Act? A implementação de um quadro de certificação de produtos e serviços de IT à escala europeia está em marcha? Como serão aplicados os fundos destinados à segurança online no setor público, nos negócios e nos cidadãos? Quando e como será lançado o novo Cybersecurity Competence Centre and Network, que envolve mais de 170 parceiros e tem como meta desenvolver uma agenda comum de desenvolvimento tecnológico? E a Unidade de Cibersegurança Conjunta, considerada um passo importante para completar o quadro europeu nesta área? 
 
Para analisar a situação atual e traçar perspetivas, não apenas em termos europeus, mas também os seus impactos ao nível nacional, a APDC e a VdA, no âmbito da parceria ‘Digital Union', vão realizar um novo evento sobre Soberania Digital & Cibersegurança. Veja os projetos que estão a ser desenvolvidos pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e quais as regras em vigor no mercado nacional, no âmbito da Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço, anunciada já em 2019. 

 

Saiba mais sobre a "Digital Union" aqui
 
  • Webinar decorrerá online em língua portuguesa.
  • Siga-nos na nossa Showcase no LinkedIn