Matthieu Le Roux

Integra a VdA desde 2015. Sócio Responsável pela área de Jurisdições OHADA.

Tendo vivido e trabalhado no Chade e no Gabão durante quase 10 anos, compreende perfeitamente a cultura e as práticas comerciais das jurisdições francófonas da Africa Subsaariana.

Desde 2001, o seu trabalho tem-se focado exclusivamente na prestação de serviços de consultoria jurídica e fiscal a investidores internacionais na Africa francófona, com enfoque especial na indústria de Oil&Gas.

Tem um conhecimento aprofundado dos desafios complexos a nível prático, regulatório e jurídico que as sociedades internacionais têm de enfrentar para investir e desenvolver atividade em países da Africa francófona. A sua experiência abrange uma grande variedade de áreas: negociação de CPPs, empresarial, fiscal, contencioso aduaneiro, combate à corrupção, financiamento de projetos, insolvência, contratos comerciais, entre outras.

Aconselha e presta assistência a clientes em várias jurisdições, nomeadamente no Benim, nos Camarões, no Chade, na República Democrática do Congo, no Gabão, na Guiné-Conacri, na Costa de Marfim, na Mauritânia, na República do Congo (Brazzaville) e no Senegal.

Licenciatura em Direito pela Universidade de Rennes, França.

LLM em International Legal Studies pela Universidade de Exeter, Reino Unido.

Pós-graduação em Direito Comercial e Fiscal pela Universidade de Rennes, França.

Antes de integrar a VdA, foi Of Counsel da área de prática Oil & Gas na Miranda Correia Amendoeira & Associados, onde prestou serviços de consultoria jurídica e fiscal a empresas e prestadoras de serviços de oil & gas.

Matthieu foi ainda Senior Manager Fiscal e Jurídico e Diretor na PwC Gabão (abril 2007 - dezembro 2009), Manager Fiscal e Jurídico na Deloitte Gabon (Julho 2005 - março 2005), Consultor/Manager Fiscal e Jurídico na PwC Chade (Fevereiro 2001 - Junho 2005), Consultor para Serviços de Tributação de Trabalhadores Internacionais na Landwell & Partners (janeiro 2000 - janeiro 2001) e estagiário na Norton Rose (outubro 1999 - dezembro 1999).

Inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses e na Ordem dos Advogados Franceses.

Membro da Association of International Petroleum Negotiators.

Inglês, Francês e Português.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.