Hugo Pinheiro Ferreira

Integra a VdA desde 2015. Associado da área de Fiscal onde tem trabalhado em diversas operações financeiras nacionais e cross-border, nomeadamente na emissão e colocação de valores mobiliários e de produtos clássicos e inovadores de dívida, estruturações de financiamentos clássicos, e tratamento fiscal de instrumentos financeiros.

Tem também prestado assessoria jurídica e fiscal no âmbito de planeamento fiscal nacional e internacional, planeamento sucessório, trabalhando ainda em diversos casos de contencioso tributário.

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.

Mestrado em Direito Fiscal na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.

Dissertação de Mestrado sobre “O Valor dos Comentários à Convenção Modelo da OCDE à Luz dos Protocolos e outros Acordos Colaterais Anexos às Convenções de Dupla Tributação”.

Antes de integrar a firma foi Advogado Estagiário na Gama Glória (2014/2015) e, anteriormente, Assistant Tax Consultant na PwC Portugal (2013/2014). Foi estagiário de verão no Departamento de Fiscal da Garrigues Portugal (2012).

Autor de várias obras e de vários artigos em revistas da especialidade publicadas, entre as quais:

  • Co-autor do Manual de Direito Fiscal Timorense, Timor Editora, 2017
  • Co-autor de “(Ir)retroatividade fiscal e leis interpretativas – problemática e reflexões”, Cadernos de Justiça Tributária n.º 15, 2017)
  • Co-autor de “Green Bonds” – Fiscalidade da Energia 2017

Inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses.

Membro da International Fiscal Association (IFA) e da Associação Fiscal Portuguesa (AFP).

Inglês.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.